Hóquei Valongo
Informação não tratada arquivisticamente.
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/AFVLG/CFADV
Título
Hóquei Valongo
Datas de produção
1951
a
2012
Dimensão e suporte
139 imagens; papel e digital
Entidade detentora
Arquivo Fotográfico Municipal de Valongo
História administrativa/biográfica/familiar
Tornar acessível uma historia completa, ainda que sucinta do hóquei é o reconhecimento explícito do muito que esta modalidade tem contribuído para o desenvolvimento do desporto em Valongo.A imprensa desportiva, os depoimentos individuais e o conjunto documental tornaram-se fontes privilegiadas e básicas para este catálogo.O jogo em que se bate com o stick numa bola, calçando uns patins, surgiu em Valongo em 1954. O hóquei de Valongo reunia um grupo de rapazes incentivados, talvez pelos feitos das gloriosas seleções nacionais que se dedicavam à prática do hóquei em patins. Encabeçado por João Lino do Vale, pioneiro numa das suas maiores dedicações de sempre foram também fundadores Jorge Braga, Álvaro Reis Figueira e João Cruz que com inúmeras dificuldades, conseguiram que o clube se formasse e firmasse numa posição dignificante. Inicialmente praticado no rinque particular do Sr. Mamede, seguido de uma passagem numa antiga fábrica de S. Martinho do Campo, a Separadora, onde jogavam afincadamente tardes inteiras, com banhos no Rio Ferreira, tal era o entusiasmo que cedo se construiu um rinque para a prática desportiva federada.Dos primeiros jogos organizados inter ruas e sem escola, constitui-se a equipa e foram-se criando categorias nos escalões etários mais baixos, que em evolução constante chegaram a anos de grande euforia. Valongo é assim, o baluarte do hóquei em patins, com mais de meio século de vida.Um clube popular de recursos modestos mas que possui um historial digno de apreço com um profícuo trabalho em favor da causa desportiva.
História custodial e arquivística
Arquivo fotográfico e documental doado por um Ex. Presidente da Associação Desportiva de Valongo, Sr. Carlos Paupério, para sua organização e conservação, encontra-se à guarda do Arquivo Histórico Municipal.
Âmbito e conteúdo
Esta coleção possui cerca de 139 fotografias e a sua inventariação obedece às orientações de descrição de fotografia
Ingressos adicionais
Preveem-se ingressos adicionais em suporte digital e em papel
Sistema de organização
ordenação cronológica
Condições de acesso
Livre. De acordo com o regulamento interno do Arquivo Histórico, todos os documentos podem ser consultados, a única restrição é referente ao estado de conservação dos mesmos.Idioma/escrita: portuguêsNota arquivista: descrição elaborada por Manuela Ribeiro
Instrumentos de pesquisa
catálogo